quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

ENTENDENDO OS PLASTICOS...


 Alunos: Leilane Stefany, Amanda, Robert,  Lizandra Lilian, Isabela, Juliana, Jacqueline, Graziele, Poliana, Rebeca S., Brenda Stefane, Carina.
  • ·        O que são plásticos e qual sua estrutura molecular?

Matéria sintética de constituição macromolecular, dotada de grande maleabilidade, facilmente transformada mediante o emprego de calor e pressão e que serve de matéria-prima para a fabricação dos mais variados objetos: vasos, toalhas, cortinas, bijuterias, carrocerias, roupas, sapatos etc.Na linguagem química pode ser definido deste modo: material cujo constituinte fundamental é um polímero, principalmente orgânico e sintético, sólido em sua condição final (como produto acabado) e que em alguma fase de sua produção foi transformado em fluido, adequado à moldagem por ação de calor e/ou pressão.. A origem da palavra plástico vem do grego plastikós, que significa adequado à moldagem. Os plásticos são produzidos através de um processo químico conhecido como polimerização, a união química de monômeros que forma polímeros.
A estrutura molecular dos polímeros, são classificadas em função das estruturas moleculares (macromoléculas) e dependem dos grupos funcionais presentes e das condições de polimerização implementadas. Os polímeros são caracterizados de acordo com as cadeias moleculares: a) lineares b) ramificadas ou, c) ligações cruzadas
.                                               


  • ·        Vantagens e Desvantagens dos sintéticos

O que determina as vantagens da utilização dos polímeros são as características básicas desse tipo de material. Seu peso é consideravelmente baixo, o que permite seu manuseio mais fácil e facilita o processo produtivo de materiais baseados em polímero; baixa temperatura de processamento permitindo também uma facilidade de manuseio; o custo relacionado a sua produção também é baixo permitindo um custo de fabricação de materiais menor quando estes se baseiam em polímeros; tais características são vistas como vantajosas uma vez que acaba por permitir seu uso na produção de materiais baseados em diversas formas, cores e tamanhos.
A principal desvantagem associada à utilização dos materiais poliméricos é o fato de demorarem muito tempo para se degradarem no meio ambiente. A degradação é qualquer reação química que seja destrutiva aos polímeros, sendo este tema abordado em outro tópico mais especifico. 
O que isso acarreta é a necessidade de reciclagem dos materiais. Porem, alguns polímeros não podem ser reciclados de forma direta, pois não existe uma forma de refundí-los ou depolimerizá-los. Quando não é possivel reciclar o material é possivel queima-lo, o que também acarreta numa desvantagem quando a queima proporciona gases toxicos devendo ser tratado antes da queima. Alguns desses polimeros sao termorigidos e borrachas. Ja quanto à maioria dos termoplasticos a reciclagem não é economicamente viável devido ao seu baixo preço. PET, ao contrario, por ser amplamente consumido passa a ter um bom potencial econômico, mesmo sendo um produto barato.

  • ·        Tipos de plástico

Os plásticos são divididos em dois grupos diferentes: os termoplásticos e os termorrígidos. Esta classificação se baseia nas características de fusão desses materiais.
Os termoplásticos podem ser aquecidos e moldados; quando reaquecidos, eles amolecem e podem ser moldados novamente. Este ciclo reversível de amolecimento e endurecimento é o que permite a reciclagem, uma vez que o processo pode ser repetido numerosas vezes. A maioria dos plásticos é de termoplásticos. Já os plásticos termorrígidos (ou termofixos) podem ser moldados apenas uma única vez. Depois de moldados o reaquecimento poderá provocar a decomposição do material, e não sua fusão. Por este motivo, a reciclagem é muito difícil. Quando comparados aos termoplásticos eles apresentam maior estabilidade dimensional, mantêm suas propriedades em uma mais larga faixa de temperaturas, são mais resistentes aos solventes e muito convenientes para usos externos. Os plásticos são reunidos em sete grupos ou categorias:             
Tipos 
Aplicações 
TERMOPLÁSTICOS

PET – Polietileno Tereftalato
Frascos de refrigerantes, produtos farmacêuticos, produtos de limpeza, mantas de impermeabilização e fibras têxteis;
PEAD – Polietileno de Alta Densidade
Embalagens para cosméticos, produtos químicos e de limpeza, tubos para líquidos e gás, tanques de combustível para veículos automotivos;
PVC – Policloreto de Vinila
Frascos de água mineral, tubos e conexões, calçados, encapamentos de cabos elétricos, equipamentos médico-cirúrgico, esquadrias e revestimentos;
PEDB – Polietileno de Baixa Densidade
Embalagens de alimentos, sacos industriais, sacos para lixo, lonas agrícolas, filmes flexíveis para embalagens e rótulos de brinquedos;
PP – Polipropileno
Embalagens de massas e biscoitos, potes de margarina, seringas descartáveis, equipamentos médico-cirúrgico, fibras e fios têxteis, utilidades domésticas, autopeças (pára-choques de carro);
PS – Poliestireno
Copos descartáveis, placas isolantes, aparelhos de som e TV, embalagens de alimentos, revestimento de geladeiras, material escolar;

Outros
Plásticos especiais e de engenharia, CDs, eletrodomésticos, corpos de computadores.
TERMORRÍGIDOS

PU – Poliuretanos, EVA – Poliacetato de Etileno Vinil etc.
Solados de calçados, interruptores, peças industriais elétricas, peças para banheiro, pratos, travessas, cinzeiros, telefones e etc.

  • ·         Por que os plásticos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano?


O seu uso se torna cada vez mais frequente e a razão para isso é que eles são e baratos, duráveis e versáteis.
Uma das razões que fazem os plásticos serem materiais de uso cada vez mais difundido é a sua durabilidade, conseqüência de sua estabilidade estrutural, que lhes confere resistência aos diversos tipos de degradação (fotodegradação, quimiodegradação, biodegradação). Alguns tipos de plásticos, por exemplo, necessitam de séculos para se degradar.
A versatilidade de uso dos polímeros é muito grande, pois atualmente há uma enorme variedade desses materiais, com excelentes propriedades mecânicas, térmicas, óticas, elétricas, superabsorventes etc.
·        Prejuízos causados pelos plásticos no meio ambiente e algumas soluções.

Se a durabilidade dos plásticos é uma vantagem, por outro lado, representa um sério problema ecológico, pois são muito usados na fabricação de embalagens usualmente descartadas após utilização e que vão se acumulando ao longo do tempo na natureza, provocando uma forte poluição visual.                                                                              Símbolo da sociedade de consumo descartável, o plástico é atualmente o segundo constituinte mais comum do lixo, após o papel. O problema relacionado ao descarte dos plásticos e que eles:                                                                                                                  1-são derivados do petróleo, um recurso que não é renovável e pode acabar para sempre.                                                                                                                                2- ao serem depositados nos lixões, liberam substâncias voláteis para atmosfera que podem produzir      chuvas ácidas.                                                                                           3- se acumulam no ambiente, permanecendo durante décadas ou mesmo séculos sem se degradar.                                                                                                                              4- é o grupo de materiais de composição mais diversificada existente no planeta terra.

Para solucionar esse problema é necessário, sobretudo um consumo racional uma vez que  a substituição do plástico por outros materiais acarretariam no aumento do volume e peso do lixo.Para se resolver o problema do lixo, teremos de adotar novas atitudes, que envolvem: redução no consumo, reutilização de materiais e reciclagem.Deste modo, atenuaremos de modo significativo o problema da destinação do lixo e economizaremos matéria-prima.
No caso dos plásticos, isto é particularmente importante já que, como citamos acima, as matérias-primas utilizadas na síntese dos mesmos são provenientes essencialmente do petróleo e gás natural, de grande consumo e com reservas limitadas. Portanto, devemos buscar novos materiais para substituir determinados plásticos e desenvolver novas rotas de síntese que partam de recursos renováveis, como, por exemplo, o álcool etílico, obtido através da fermentação da sacarose extraída da cana-de-açúcar, na preparação de eteno, um monômero muito usado na produção de plásticos.

  • ·        Qual a diferença entre o vidro e o plástico.

VIDRO Há motivos para a preferência: é um material impermeável e de grande inércia química, ou seja, demora anos para interagir quimicamente com o conteúdo. Por ter um índice de porosidade inferior ao da PET , é bem mais eficiente na hora de reter o CO2.
PET Há componentes "fujões", que escapolem da embalagem para o líquido. Quais seriam eles? Os polímeros, as micropartículas do plástico que se desprendem da garrafa e se misturam com o líquido.
·        Do que são feitas as embalagens Tetraplac?
Atualmente, não é só o leite que tem o privilégio de ser embalado com recipiente longa vida. É cada vez mais comum que produtos como polpa de tomate, creme de leite, sucos, água de coco e chás sejam revestidos o mesmo material, o que leva os fabricantes como Tetra Pak ou SIG Combibloc a desenvolverem novos tamanhos e formatos para as caixinhas.
A embalagem longa vida é uma embalagem asséptica para o envase de alimentos permitindo sua     melhor conservação. Esta embalagem é composta de seis camadas de três materiais: papel, responsável pela estrutura; polietileno de baixa densidade, responsável pela adesão e impermeabilidade entre as camadas; alumínio, barreira contra luz e oxigenio.O papel representa em média 75%, em massa, opolietileno representa 20% e o alumínio, 5%
Ciclo de vida das embalagens Tretaplac

  • ·        O que são moléculas?


As moléculas são espécies químicas eletricamente neutras constituídas por pelo menos dois átomos de um mesmo elemento ou não. Sendo que, estes se unem por ligações estritamente covalentes(moleculares ou coordenadas)

·         O ciclo de vida dos materiais que convivemos em nosso dia a dia.

1-O vidro
         2-O plástico
         3-O papel
         4-O metal


  • ·        Materiais poliméricos absorvem água?


Sim, materiais poliméricos absorvem água. Os polímeros superabsorventes constituem uma classe de materiais que possui grande afinidade pela água. Os mais utilizados em nosso cotidiano são a poliacrilamida (PA), que absorve água por meio da formação de pontes de hidrogênio; e o poliacrilato de sódio (PAS), no qual o mecanismo de absorção é, primariamente, por osmose. A pressão osmótica faz que o poliacrilato de sódio absorva água para equilibrar a concentração de íons sódio dentro e fora do polímero.










Nenhum comentário:

Postar um comentário